Copy Paste de uma noticia do jornal Briefing:
"Desenvolver o sentido crítico das crianças em relação às mensagens publicitárias que todos os dias invadem o espaço infantil é o objectivo desta acção.
As crianças do 1º e 2º ciclos vão poder saber interpretar as mensagens publicitárias comerciais, caso os seus professores decidam aderir voluntariamente ao programa Media Smart, idealizado e disponibilizado pela Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN).
Trata-se de uma acção de sensibilização, que visa ajudar os mais novos a compreender as mensagens dos anúncios exibidos nos diferentes media. «O objectivo deste programa é desenvolver o espírito critico das crianças em relação às mensagens publicitárias, reforçando a sua capacidade de análise e desconstrução das mesmas», dizem os mentores da iniciativa, na apresentação feita à comunicação social, no dia 31 de Outubro.
Sob o lema «para um público esperto, um olhar mais esperto» o programa Media Smart é constituído por três módulos: introdução à publicidade, publicidade dirigida e crianças e publicidade não comercial. Os materiais utilizados e necessários a este projecto serão disponibilizados de forma gratuita aos professores.
Entidades como a Direcção Geral de Saúde, Associação de Pais, entre muitas outras, deram parecer positivo à iniciativa já desenvolvida em diversos países, num total de 70 mil escolas aderentes a esta ferramenta de ensino. «O programa Media Smart está ao nível do melhor e mais avançado que se faz no programa internacional no sentido de uma educação para a publicidade. Portugal ao aderir ao programa adere a essa vanguarda de países que inova nas formas de cultivar uma aprendizagem experiencial», referiu Roberto Carneiro, coordenador do grupo de peritos do programa Media Smart."
sexta-feira, 2 de novembro de 2007
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